Apresentação

O projeto nacional de implantação de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa – REDECOMEP – é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), financiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tendo como objetivo a implantação de redes de alta velocidade em todas as capitais do País.

O modelo proposto baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas conectando prioritariamente as instituições de pesquisa e educação superior de uma região metropolitana e na posterior formação de consórcios/condomínios entre as instituições participantes, de forma a assegurar sua auto sustentação.

O projeto Rede COMEP.BH é parte desse projeto nacional fomentado pelo MCTI.  Seu objetivo prioritário é oferecer uma infraestrutura de conectividade de última geração para as instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico na região metropolitana de Belo Horizonte. Na Rede COMEP.BH todos os nós são conectados por fibras ópticas iluminadas por switches Ethernet de alta capacidade.